Como ficam as empresas com a extinção do Universal Analytics do Google

A atualização tecnológica do site empresarial é indispensável. As plataformas de marketing estão em mudanças constantes. O mercado muda. O comportamento das pessoas muda. Logo, você também precisa mudar. Abaixo um artigo bem interessante publicado na Revista Exame – Link abaixo

https://exame.com/bussola/como-ficam-as-empresas-com-a-extincao-do-universal-analytics-do-google-2/

Como uma Agência de Tráfego Pago pode ajudar sua empresa

Primeiro vamos entender o que é tráfego pago. O nome “tráfego” significa trânsito, movimento, presença. 

Nas lojas físicas, como em um shopping center, é o volume de pessoas que transitam pelos corredores e lojas. O tráfego orgânico nos shoppings é composto por um número de pessoas que espontaneamente visitam o estabelecimento. 

Periodicamente, os shoppings fazem campanhas de marketing como “Liquidações”, “Dia das Mães”, “Black Friday”, “Natal” e com alguns atrativos extras como cupons de sorteio. Dessa forma geram um tráfego extra de pessoas investindo em propaganda nas mídias tradicionais ( TV, rádio ) e eventualmente nas mídias digitais ( Youtube, Meta, Google ). Isso é o tráfego pago.

Na internet, comércio eletrônico, site, redes sociais, a lógica é a mesma. O tráfego orgânico é aquele gerado espontaneamente nos ativos digitais da empresa. Porém é possível aumentar significativamente o número de visitantes através do tráfego pago. Na teoria sempre houve uma discussão sobre o significado de publicidade e propaganda. Entende-se como publicidade a exposição gratuita e propaganda a exposição paga.

O profissional de marketing especializado em tráfego pago domina as tecnologias digitais das maiores empresas de mídias digitais: Google, Meta e também as menores ou emergentes como LinkedIn, Twitter, TikTok e outras. Essas plataformas evoluem numa velocidade frenética sendo necessário uma constante atualização do profissional para acompanhar essa evolução. 

O profissional de marketing entende o negócio do cliente, o objetivo, as metas, o público alvo e estabelece uma estratégia de mídia de acordo com cada cliente.

O profissional de marketing faz a criação e gestão de performance das campanhas. Testa hipóteses, faz ajustes e otimiza para os resultados planejados.

Grandes empresas podem ter equipe de marketing própria ou terceirizar. Pequenas e médias empresas dificilmente terão essa estrutura. Assim ou fazem sem habilidades técnicas com resultados ruins ou contratam profissionais que gerem os resultados esperados.

A administração de marketing deve sempre visar o retorno do investimento. Essa é a métrica principal que toda empresa deve focar. 

O marketing não deve ser visto como centro de custo e sim centro de lucro e crescimento. Investir em marketing é indispensável para o crescimento sustentável de qualquer negócio. 

Dessa forma a agência oferece o suporte especializado para que a empresa acelere seu crescimento e maximize seu lucro. 

Diferencie-se da concorrência!

Fotografia para lojista de roupa infantil e juvenil. Como destacar seus produtos no seu marketing e se diferenciar da concorrência?

1- Utilize uma lente de 50mm para uma imagem mais próxima da “lente” do olho humano. Lentes muito angulares ( como as de celular de 13mm ) distorcem a imagem.

2- Utilize uma câmera DSLR com sensor de 35mm e resolução > 21 Mpixel que traz muito mais detalhes das peças

3- Utilize uma iluminação adequada ( tudo depende disso – foto é luz )

4- Fotografe no modo RAW que permite mais possibilidades de pós produção

5- Sempre faça balanceamento de branco no ambiente

6- Ajuste as fotografias na pós produção.

7- Use técnicas de enquadramento

8- Crie uma composição

Muito trabalho hein? Solução: me contrate !

Como fazer sua empresa crescer

Você empresário, lojista ou prestador de serviços, quer vender mais? Está a procura de novos clientes? O que é preciso fazer para alcançar esse objetivo?

A pergunta inicial que eu faria sobre sua empresa seria: “em que estágio de maturidade ela se encontra? Quanto tempo de operação?” 

Um novo empreendimento precisa rapidamente conquistar seus primeiros clientes. Como fazer isso? O primeiro passo é se tornar conhecido do seu público alvo. Ninguém se tornará seu cliente sem saber da sua existência. 

Antes de procurar ser conhecido pelo seu público alvo você precisará entender “quem” é seu público alvo. Qual o seu perfil demográfico, cultura, interesses, etc.

Outra pergunta a ser feita deverá ser: “porque ele compraria seu produto ou serviço?”, que problema quer resolver ou que desejo quer realizar?

A terceira pergunta a ser feita é: “como ele compraria esse produto ou serviço?”. Quais são as etapas no processo de compra? Aqui listo as etapas de forma estrutural: conhecer seu produto/serviço, gostar da sua oferta, tirar todas as dúvidas sobre o produto ou serviço, comparar preços, decidir comprar, avaliar a experiência da compra ( nível de satisfação ).

Se o empreendimento já existe a algum tempo e se não está crescendo (receitas, lucro, base de clientes), qual o diagnóstico desse resultado? Os clientes antigos não estão comprando mais? Porque? Não ficaram satisfeitos? Qual o nível de satisfação? Estão indo para concorrência? Por que? Preço? É necessário fazer uma análise dos 4 pilares do marketing: produto, preço, distribuição e promoção para identificar algum problema estrutural.

Não há como crescer sem uma boa retenção dos clientes atuais. É certo que manter os clientes atuais é muito mais barato e fácil do que conquistar novos clientes. Para crescer a empresa precisa não somente de novos clientes mas fundamentalmente manter os atuais ou pelo menos uma boa parte deles. O crescimento vem da equação: clientes atuais – clientes que abandonam + clientes novos > clientes atuais. Se manter os clientes atuais é mais fácil do que conquistar novos clientes então você deve ter um foco forte nesse objetivo. Como manter os clientes atuais? Satisfazendo plenamente suas necessidades e mais, excedendo suas expectativas a um custo justo e respeitando sua margem de lucro. Sem isso fica muito difícil crescer. Seria como carregar água num balde furado.

Se sua empresa já alcançou uma boa retenção de clientes então é hora de escalar o negócio. Buscar mais clientes. Aumentar o fluxo de caixa, a estrutura organizacional, e os recursos necessários para atender esse novo público com a mesma excelência dos atuais.

Como alcançar novos clientes? Ativando o pilar “promoção” do marketing. Promoção significa: publicidade, propaganda, alcance, reconhecimento da sua marca. Como promover sua empresa? Esse é um trabalho de um profissional de marketing! Criar uma estratégia de crescimento para seu negócio. Identificar quais os canais de distribuição e comunicação são mais relevantes para o seu negócio. Criar campanhas que geram resultados.

Na nossa empresa, JR Lamego – Agência de Marketing Digital, ajudamos empresas a atingirem seus objetivos de negócios através de serviços de Marketing Digital na região de BH, Minas e em outros estados. Elaboramos plano de estratégia de marketing, gestão de tráfego pago, produzimos criativos publicitários, fotografias e vídeos comerciais.

Saiba mais, entre em contato conosco pelo site: www.jrlamego.com

Autor: Anibal Carvalho Lamego Junior, consultor de marketing e diretor executivo da JR Lamego.