
Ao longo do tempo já ouvimos e lemos diversas histórias de corridas do ouro! Não somente no Brasil, desde o seu descobrimento, mas também mundo afora. O ciclo do ouro em Minas, os caçadores de esmeraldas e diamantes.
A vontade e a esperança do enriquecimento rápido e fácil. E agora? Seria o Marketing Digital a nova Serra Pelada Digital?
Primeiro vamos definir o que é marketing. Desde a década de 60 vários acadêmicos nos Estados Unidos elaboraram suas teorias sobre as relações com o mercado. Dentre eles, um dos mais conceituados, Philip Kotler1, escreveu seu compêndio que se tornou literatura do ensino básico de Administração de Marketing.
Em 2021, o mesmo Kotler que publicou em 1967 Marketing Management: Analysis, Planning and Control, publicou o Marketing 5.02, livro este que descreve o marketing no atual contexto tecnológico e com preocupações sociais.
Com a pandemia, a aceleração para o digital se tornou obrigatória para quase todos os setores. Cursos presenciais tiveram que migrar para o digital. Info-produtos se espalharam rapidamente em diversas plataformas de venda com uma infinidade de ofertas de cursos, métodos e outros.
Nas redes sociais, vemos um grande número de empreendedores digitais vendendo treinamentos e cursos, palestras, mentorias e oferecendo oportunidades de grandes negócios em curtíssimo espaço de tempo. Seria isso uma nova Serra Pelada Digital?
Os conceitos elaborados por Kotler na década de 60 ainda permanecem muito relevantes e válidos. Produto, preço, ponto de venda e promoção. Mercados e públicos e a relação entre eles. Pesquisa de mercado, orientação ao consumidor.
Hoje em dia vários profissionais de diversos setores foram picados pelo mosquito da febre do ouro digital e se lançam em audaciosos projetos na expectativa de grandes lucros. Verdade, alguns, como em Serra Pelada, podem ter mesmo alcançado, mas muitos, também como em Serra Pelada, trabalharam pesado e não viram o sonho se realizar.
Sem uma estratégia de marketing sólida, o investimento em marketing digital pode ser como uma aposta de alto risco. E mesmo uma estratégia bem elaborada, ainda assim, como todo investimento, o risco existe porém pode ser mitigado.
Assim, com apoio de um profissional de marketing experiente estudando cada caso, pode-se investir no digital com uma expectativa realista de um bom retorno do investimento.
KOTLER Philip – Administração de Marketing , análise, planejamento e controle, São Paulo, Editora Atlas, 1981.
KOTLER Philip, KARTAJAYA Hermawan, SETIAWAN Iwan, Marketing 5.0, Rio de Janeiro,Sextante, 2021.