Serra Pelada Digital

January photo created by freepik – http://www.freepik.com

Ao longo do tempo já ouvimos e lemos diversas histórias de corridas do ouro! Não somente no Brasil, desde o seu descobrimento, mas também mundo afora. O ciclo do ouro em Minas, os caçadores de esmeraldas e diamantes. 

A vontade e a esperança do enriquecimento rápido e fácil. E agora? Seria o Marketing Digital a nova Serra Pelada Digital?

Primeiro vamos definir o que é marketing. Desde a década de 60 vários acadêmicos nos Estados Unidos elaboraram suas teorias sobre as relações com o mercado. Dentre eles, um dos mais conceituados, Philip Kotler1, escreveu seu compêndio que se tornou literatura do ensino básico de Administração de Marketing. 

Em 2021, o mesmo Kotler que publicou em 1967 Marketing Management: Analysis, Planning and Control, publicou o Marketing 5.02, livro este que descreve o marketing no atual contexto tecnológico e com preocupações sociais. 

Com a pandemia, a aceleração para o digital se tornou obrigatória para quase todos os setores. Cursos presenciais tiveram que migrar para o digital. Info-produtos se espalharam rapidamente em diversas plataformas de venda com uma infinidade de ofertas de cursos, métodos e outros. 

Nas redes sociais, vemos um grande número de empreendedores digitais vendendo treinamentos e cursos, palestras, mentorias e oferecendo oportunidades de grandes negócios em curtíssimo espaço de tempo. Seria isso uma nova Serra Pelada Digital?

Os conceitos elaborados por Kotler na década de 60 ainda permanecem muito relevantes e válidos. Produto, preço, ponto de venda e promoção. Mercados e públicos e a relação entre eles. Pesquisa de mercado, orientação ao consumidor. 

Hoje em dia vários profissionais de diversos setores foram picados pelo mosquito da febre do ouro digital e se lançam em audaciosos projetos na expectativa de grandes lucros. Verdade, alguns, como em Serra Pelada, podem ter mesmo alcançado, mas muitos, também como em Serra Pelada, trabalharam pesado e não viram o sonho se realizar.

Sem uma estratégia de marketing sólida, o investimento em marketing digital pode ser como uma aposta de alto risco. E mesmo uma estratégia bem elaborada, ainda assim, como todo investimento, o risco existe porém pode ser mitigado.

Assim, com apoio de um profissional de marketing experiente estudando cada caso, pode-se investir no digital com uma expectativa realista de um bom retorno do investimento. 

KOTLER Philip – Administração de Marketing , análise, planejamento e controle, São Paulo, Editora Atlas, 1981.

KOTLER Philip, KARTAJAYA Hermawan, SETIAWAN Iwan, Marketing 5.0, Rio de Janeiro,Sextante, 2021.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: