fbpx

Estratégia de Tráfego Orgânico no Instagram

Não tem almoço grátis. O que tem é um petisco.

Ingenuidade pensar que o Instagram é uma ferramenta gratuita para se fazer marketing.

O Instagram é um negócio muito lucrativo para os acionistas do Facebook. É uma empresa de tecnologia que compra e vende ativos. “Compra” os dados dos usuários da plataforma e os vende para os anunciantes.

As empresas também querem e precisam ser usuárias da rede social. São o público alvo para quem o Instagram quer vender espaço publicitário. Dessa forma, é simples concluir que para vender espaço publicitário, o Instagram não pode distribuir de forma integral e gratuita os posts para todos os seguidores das empresas.

A distribuição gratuita ou orgânica é um “petisco” para atrair as empresas para a veiculação paga de anúncios e material publicitário.

Ainda assim, a distribuição de posts pode ser ainda mais restrita se não estiver alinhada com os interesses do Instagram: posts que agradam ao público.

Usar o post gratuito para panfletagem comercial é um erro, pois os usuários não querem ver esse tipo de post. Mas são “obrigados” a ver os posts comerciais patrocinados que são os anúncios.

A maioria dos posts não chega a atingir 30% dos seus seguidores. Em casos excepcionais chegam a 70% mas nunca a 100%. Por que? O Instagram precisa que as empresas paguem pelos serviços de marketing.

A estratégia para explorar ao máximo a distribuição orgânica passa por posts de valor para os seguidores. Posts com alta qualidade fotográfica ou vídeos de alta qualidade. O post acima é um bom exemplo que atingiu mais de 75% de distribuição em relação ao número de seguidores.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: