
Pouco mais de algumas semanas já utilizando o Reels compartilho com você a minha experiência com a novidade do Instagram.
Um primeiro ponto: da mesma forma que o Stories foi um lançamento de funcionalidade reativa à concorrência do Snapchat, o Reels é uma reação ao sucesso e ameaça (para os concorrentes) do TikTok.
Ambas plataformas buscam número de usuários e engajamento. É o que acontece também nos meios tradicionais de comunicação como TV e rádio que brigam por pontos a mais na audiência pois todo o negócio está baseado nisso.
Um dos alavancadores de audiência são os produtores de conteúdo. Esse é o público principal na disputa por audiência. O TikTok conseguiu atrair muitos produtores de conteúdo de peso e também é enorme o engajamento do público jovem. Tem uma distribuição orgânica maior que as plataformas que vendem anúncios aos usuários em geral. É óbvio que a distribuição orgânica das plataformas tradicionais ( Instagram, Facebook, Youtube, Tweeter, LinkedIn, etc.) precisa ser limitada para darem espaço à distribuição paga.
No momento (na minha percepção) o Instagram está oferecendo mais distribuição orgânica no Reels para conquistar o público que migrou para o TikTok. Então é hora de aproveitar e dar um foco maior nessa nova funcionalidade do Instagram.
Apenas uma palavra final: ainda nem todas as contas já contam com o recurso de músicas de fundo (o que ajuda bastante ter uma música de sucesso associado ao post Reels). Acredito que por ser uma novidade a implantação da funcionalidade está sendo testada com um grupo menor de contas para depois expandir para as demais.
Aproveite agora e crie uma estratégia de publicação no Instagram Reels!
Siga o blog para receber sempre novas publicações!
Abraço,
Anibal Carvalho Lamego Junior