Marketing Digital em Tempos de Quarentena

Estamos todos enfrentando um momento de incertezas e dificuldades em face à pandemia do coronavírus – Covid-19. Devido às recomendações de órgãos competentes estamos vivendo sob o distanciamento social. 

Além do impacto na saúde pública essa pandemia trouxe desafios para o trabalho em geral, sejam empresários, empregados ou autônomos. Todos foram afetados. As escolas estão se voltando para o ensino à distância e utilizando-se de meios digitais para isso. Muitos profissionais continuam trabalhando no modelo Home Office através também da tecnologia da informação. O comércio tenta uma saída pelo e-commerce ou comércio eletrônico via sites e redes sociais. Serviços de entrega procurando atender a demanda do mercado consumidor que está em isolamento. Ou seja, sempre que possível todos estão se voltando para a digitalização do trabalho. 

O marketing tradicional vem sendo profundamente transformado com o advento da conectividade digital. Sites, blogs, e-mails, redes sociais, aplicativos de mensagens se tornaram canais de comunicação acessíveis para grande parte das pequenas e médias empresas. Hoje sua empresa também pode e deve ter acesso a um plano de marketing digital. O que era restrito a grandes empresas agora está acessível a pequenos negócios e até mesmo a profissionais liberais e autônomos.

O marketing digital deriva-se de uma fusão do tradicional com a tecnologia da informação. O marketing é um conjunto de disciplinas que trata do acesso dos produtos ao mercado consumidor. Trata desde pesquisas sobre produtos, passando por estratégias de precificação, logística e distribuição até a parte promocional. Essa última é vista pelos não especialistas como uma redução do conteúdo total do marketing.

No campo da tecnologia da informação vimos nos últimos anos grandes inovações. O que era restrito a grandes corporações – Computadores – estão hoje na mão de quase todos (Smart Phones – que são poderosos computadores). Milhões de aplicativos disponíveis. Conectividade e redes digitais.

Para se fazer o marketing digital demanda-se que o profissional tenha tanto conhecimentos do Marketing Tradicional como as tecnologias  digitais. Assim, o melhor a fazer, caso não se tenha esse conhecimento, é subcontratar alguém com esse domínio  para ajudá-lo a alcançar seu mercado consumidor.

No campo promocional o discurso do marketing tradicional focado na empresa, nos seus produtos, serviços e diferenciais tem cedido lugar para o marketing focado no cliente, na sua experiência e satisfação. Muitas peças publicitárias tradicionais foram substituídas por artigos de conteúdo atrativo, útil e de interesse dos consumidores. 

Neste momento, além do movimento já forte de digitalização do trabalho, somos obrigados a acelerar em direção à essa digitalização. Esse impacto não será apenas momentâneo mas mudará ainda mais a visão para o futuro do marketing mesmo depois da finalização desta crise.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: