
Estamos todos enfrentando um momento de incertezas e dificuldades em face à pandemia do coronavírus – Covid-19. Devido às recomendações de órgãos competentes estamos vivendo sob o distanciamento social.
Além do impacto na saúde pública essa pandemia trouxe desafios para o trabalho em geral, sejam empresários, empregados ou autônomos. Todos foram afetados. As escolas estão se voltando para o ensino à distância e utilizando-se de meios digitais para isso. Muitos profissionais continuam trabalhando no modelo Home Office através também da tecnologia da informação. O comércio tenta uma saída pelo e-commerce ou comércio eletrônico via sites e redes sociais. Serviços de entrega procurando atender a demanda do mercado consumidor que está em isolamento. Ou seja, sempre que possível todos estão se voltando para a digitalização do trabalho.
O marketing tradicional vem sendo profundamente transformado com o advento da conectividade digital. Sites, blogs, e-mails, redes sociais, aplicativos de mensagens se tornaram canais de comunicação acessíveis para grande parte das pequenas e médias empresas. Hoje sua empresa também pode e deve ter acesso a um plano de marketing digital. O que era restrito a grandes empresas agora está acessível a pequenos negócios e até mesmo a profissionais liberais e autônomos.
O marketing digital deriva-se de uma fusão do tradicional com a tecnologia da informação. O marketing é um conjunto de disciplinas que trata do acesso dos produtos ao mercado consumidor. Trata desde pesquisas sobre produtos, passando por estratégias de precificação, logística e distribuição até a parte promocional. Essa última é vista pelos não especialistas como uma redução do conteúdo total do marketing.
No campo da tecnologia da informação vimos nos últimos anos grandes inovações. O que era restrito a grandes corporações – Computadores – estão hoje na mão de quase todos (Smart Phones – que são poderosos computadores). Milhões de aplicativos disponíveis. Conectividade e redes digitais.
Para se fazer o marketing digital demanda-se que o profissional tenha tanto conhecimentos do Marketing Tradicional como as tecnologias digitais. Assim, o melhor a fazer, caso não se tenha esse conhecimento, é subcontratar alguém com esse domínio para ajudá-lo a alcançar seu mercado consumidor.
No campo promocional o discurso do marketing tradicional focado na empresa, nos seus produtos, serviços e diferenciais tem cedido lugar para o marketing focado no cliente, na sua experiência e satisfação. Muitas peças publicitárias tradicionais foram substituídas por artigos de conteúdo atrativo, útil e de interesse dos consumidores.
Neste momento, além do movimento já forte de digitalização do trabalho, somos obrigados a acelerar em direção à essa digitalização. Esse impacto não será apenas momentâneo mas mudará ainda mais a visão para o futuro do marketing mesmo depois da finalização desta crise.