A Escalada para o Sucesso no Instagram

Como avaliar a performance do seu perfil no Instagram? Como saber se você está na direção certa e se vai atingir seus objetivos?



Indicadores de Performance

Existem várias métricas e indicadores de performance nativos no Instagram. Basta ir no menu inicial e selecionar Informações. Após selecionar o menu Informações você pode optar por visualizar métricas de Conteúdo: Stories ou Publicações. Neste post não irei abordar a avaliação de promoções (posts patrocinados) por se tratar de um outro tópico.

Ao selecionar “ver tudo” a ferramenta mostra o primeiro indicador: Alcance. Além dessa opção, você pode filtrar pelo tipo de post, exemplo: só foto ou video ou carrossel e também o período a ser analisado de 7 dias a 2 anos. Outros 13 indicadores também estão disponíveis para análise tais como: Clique no site, Comentários, Como chegar, Compartilhamentos, Envolvimentos e etc.

Com tantos indicadores de performance fica a dúvida sobre quais são os mais importantes e significativos? Para responder a essa pergunta você precisa se voltar para seus objetivos de negócios.  Qual o seu mercado alvo? Qual seu público ideal? Qual sua estratégia de negócios para as mídias sociais e especificamente para o Instagram? Reconhecimento da marca? Vendas? Geração de leads?

Vamos entender o significado de cada métrica:

Alcance. Significa quantas pessoas viram seu post e se difere de impressões, que são quantas vezes seus post apareceu no feed das pessoas. Para um estratégia de marketing digital que busca reconhecimento da marca, esse indicador é importante e deve ser monitorado e analisado em cada post. 

Clique no site pode ser importante para uma estratégia de gerar tráfego no site principal. Ou seja, utiliza-se das redes sociais para atrair um público específico para o site, que por sua vez pode também seguir várias estratégias. 

Como chegar é importante para analisar a contribuição para um tráfego offline e físico em um negócio local, por exemplo.

Compartilhamento demonstra um engajamento muito interessante. Isso é um “boca a boca” digital. Esse é um dos melhores canais de Marketing. Quando os clientes gostam muito do seu post e o compartilham isso funciona como um boca a boca. Essa informação tem valor para quem recebe esse compartilhamento. As pessoas confiam mais no que seus amigos e parentes dizem do que em uma marca ou desconhecido falando de um produto ou serviço.

Curtida é muito valorizada pelo público em geral mas tem menos significado do que parece e pode ser um indicador de enganoso. Uma simples curtida e nada mais significa pouco para sua estratégia de vendas ou geração de leads. 

E-mail raramente é utilizados pelo público abaixo dos 35 anos, pois estes preferem outros canais de comunicação. Porém, se seu público alvo estiver dentro de uma faixa etária acima de 45 anos, pode ser um canal importante de comunicação.

Envolvimento é uma soma de curtidas, comentários e salvamentos. Esse é um bom indicador para monitorar quando você estiver, por exemplo, em uma estratégia de fidelização de clientes e também com foco em aumentar o reconhecimento da marca por meio do boca a boca.

Impressões são simplesmente a soma de vezes que seu post apareceu no perfil de alguém. Normalmente é maior que o alcance porque uma única pessoa pode ver o mesmo post várias vezes.

Ligações e SMS tem a ver quando você tem um público alvo que prefere entrar em contato por meio de ligações telefônicas ou mesmo mensagens de texto (antigo torpedo, que quase não é mais utilizado).

Salvamentos é um indicador de que a pessoa se interessou pelo conteúdo e o salvou para uma possível consulta posterior. Esse pode ser um indicador importante se sua estratégia for de Marketing de Conteúdo.

Seguidas ao perfil demonstra que o post trouxe interesse e valor para o público que, ao seguir, espera que você publique mais conteúdo similar ao que viu. Esse é um indicador interessante para quem utiliza da metodologia Inbound Marketing.

Visitas ao perfil é um indicador importante quando se utiliza das redes sociais para gerar tráfego para o site principal da empresa e que pode ter uma estratégia de distribuição de conteúdo ou mesmo ser um site de e-commerce.

Conclusão:

  • Nem todas as métricas são importantes para todas as estratégias de utilização do Instagram. Isso vai depender do seu mercado alvo, público ideal, estratégia de negócios e marketing. Para entender e definir quais métricas devem ser monitoradas de perto é preciso entender primeiro esses aspectos. 
  • Faça análises comparativas com seu histórico, com benchmarks de mercado ou de concorrentes. 
  • Defina metas de curto, médio e longo prazo para as métricas selecionadas. Lembre-se metas precisam ser específicas, mensuráveis, factíveis e ter prazos.
  • Revise periodicamente as metas definidas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: