Como aumentar o número de seguidores de um perfil comercial nas redes sociais?

As redes sociais são canais de comunicação relativamente novos e o público que as utiliza tem alguns motivos para estarem ali. Os principais são: conectar, entreter e se informar. As pessoas há alguns anos ligavam a televisão para se informar e entreter. Hoje, as redes sociais oferecem algo mais: conexão. Conectar significa: dialogar, conversar, ouvir e relacionar.

Primeiro você precisar ter bem claro qual objetivo da página comercial. Aumentar as vendas? Reconhecimento da marca? O objetivo da página deve estar alinhado ao objetivo do negócio. Simplesmente ter 20.000 seguidores de sua página comercial pode não significar nada ou ser uma métrica de sucesso falsa! 

Segundo, quando você cria ou gerencia uma página comercial no Instagram ou Facebook, você deve ter a seguinte pergunta em mente: o que as pessoas buscam ali? Pense no modelo de TV aberta, as pessoas querem se entreter com um filme, novela, ver notícias. Mas o que sustenta financeiramente esse modelo? Comerciais! Propaganda. Mas as pessoas não estão ali para ver propaganda. O comercial é uma pequena parcela do tempo e intervalo do programa da TV que, impossibilitado pelo tempo ou qualquer outro motivo, o expectador é obrigado a ver, apesar de nem sempre gostar. Pense num canal de TV que só tem propaganda. Você gostaria de sintonizar nesse canal? 

Agora pense no seu canal de comunicação Instagram ou Facebook. Porque as pessoas gostariam de “sintonizar” no seu canal? Existe algum conteúdo que interessa? Ou seu Instagram é somente um canal de propaganda? Só fala de você? Todos os seus posts são apelos comerciais do tipo “compre de mim”? Se esse for o seu caso, dificilmente alguém irá querer “sintonizar” nele, ou seja, se tornar seu seguidor.

Terceiro, o que fazer então para atrair o público? Você precisa ter uma estratégia de publicar conteúdo de interesse do seu público. Mas como saber o interesse do seu público? Tudo começa pela descrição do seu mercado alvo. Quem são seus clientes? Qual o perfil deles? Qual o perfil dos clientes em potencial? 

Uma detalhada descrição do seu cliente ideal é o ponto de partida para criação e publicação de conteúdo relevante. O conteúdo servirá de conexão entre o que sua empresa faz e o cliente. A descrição do seu cliente ideal inclui: dados demográficos, preferências, objeções, objetivos, desafios, planos e oportunidades. O conteúdo que terá relevância para seu público alvo deverá abordar esses aspectos. Ao atrair seguidores pela relevância do conteúdo publicado você abrirá as portas para que esse seguidor possa se tornar um cliente. 

Assim, crescer o número de seguidores sem qualidade do ponto de vista do objetivo do negócio não faz sentido algum. Evite comprar seguidores e se utilizar de métodos manipulativos. Procure um crescimento saudável mesmo que isso possa levar mais tempo. Produzir e publicar conteúdo relevante e de qualidade vai exigir esforço mas o resultado compensará.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: